Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






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segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Quando iniciar o ensino de música? - Parte 2

Na primeira parte do artigo, esboçamos alguns dos motivos que podem auxiliar a entender o tema. Abaixo, segue o link para a primeira parte:
Quando iniciar o ensino de música? - Parte 1

Dando sequência, iremos abordar o ensino para crianças pequenas, na faixa de idade que compreende dos 4 aos 8 anos, idade esta que a criança possui grande facilidade de aprendizado e está ampliando seus horizontes. Será que esta é a melhor hora para coloca-la nas aulas de música?



Ensino quando criança


Primeiro devemos ter em mente que existem limitações. Uma criança de cinco anos não irá compreender uma sonatina da mesma forma que um pré-adolescente de doze anos, ou um adulto. Porém, o ensino nesta idade faz com que ao atingir a maturidade, ela já tenha desenvolvido grandes habilidade no que tange a memória e a leitura de notas. Um dos problemas com este pensamento, é justamente a dificuldade de impor um ritmo de estudo a criança que não afete o seu desenvolvimento. Crianças devem brincar e explorar o mundo, e não ficar trancadas dentro de uma sala estudando piano por horas e horas a fio.


Ergonomia e esforço

Outros problemas que também devemos prestar atenção estão ligados a ergonomia. Muitas crianças com grande capacidade acabam por desenvolver  L.E.R (lesão por esforço repetitivo), e  problemas posturais que precisarão lidar para o resto da vida.

João Carlos Martins. Um dos maiores
interpretes da obra de Bach que o
mundo já viu, teve sua carreira
abreviada por causa da L.E.R.
Observando grandes pianistas que iniciaram seus estudos nesta faixa de idade, podemos perceber alguns  problemas posturais e vícios de digitação. Não que estes problemas sejam críticos, a maioria deles são contornáveis, porém devemos ter em mente que um piano é um instrumento relativamente grande para as diminutas mãos de uma criança, sendo necessário adaptação do repertório e uso de técnicas específicas para que não desenvolva qualquer problema postural ou alguma L.E.R.

Portanto, antes de qualquer coisa, deve-se ter cuidado com o ensino. O profissional deve estar atento aos sinais, e perceber quando a criança está criando vícios e/ou gerando esforço demasiado para uma determinada música ou passagem, para assim intervir e corrigir antes que o problema se agrave. Neste ponto, saber as técnicas ideais para aplicar com crianças é imprescindível, pois como comentado, o teclado de um piano é grande demais para as diminutas mãos infantis.


Ritmo de estudo e algumas dicas

O ritmo de estudo é outra grande dificuldade. Normalmente o ensino de música torna-se massante e chato para uma criança pequena. Não existe forma de aprender música sem comprometimento e estudo, é necessário dedicar tempo para exercícios, que vão desde as chatas escalas aos intermináveis Hanons e Czerny. Estes são importantes para o desenvolvimento físico, e nunca devem ser deixados de lado, porém, são considerados chatos.

O professor precisa orientar o aluno a executar estes exercícios, sendo que o ideal é que alie o exercício a uma pequena musica/cantiga. Desta forma, o aluno executa uma escala (Dó maior, por exemplo) e posteriormente executa alguma pequena música na mesma tonalidade.

Inicialmente uma criança não deve ficar mais do que 30 minutos em frente ao piano. Este tempo pode ir aumentando conforme seu desenvolvimento, até chegar a uma hora por dia. Nunca esqueça que a criança possui outros afazeres, e um deles também é brincar.

Portanto, aos pais que desejam colocar suas crianças no ensino de música, estejam atentos ao tempo disponível para estudo. Se a criança já possui muitos afazeres, tenha em mente que ela precisa de tempo para brincar e descansar. Os pais também devem acompanhar a evolução da criança e ficar atentos.
É chato ficar escutando a criança tocar escalas e repetir notas? Com certeza é! Mas tente sentar ao lado e acompanhar, escutar o que ela esta fazendo e dar atenção. Como ela irá pegar amor e se interessar por algo que até mesmo seus pais demonstram ser chato?


E por fim, caso a criança esteja dedicando tempo em excesso, os pais também devem intervir e ajudar a organizar o horário, pois o excesso de estudo pode desenvolver lesões irreparáveis e vir a coibir o desenvolvimento interpessoal da criança, uma vez que ela estará deixando de brincar com os amiguinhos para ficar em uma sala tocando piano.


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